Se você não contratou um seguro para seu automóvel porque acha que é caro, ou se contratou, mas fica pensando que o valor poderia ser alocado em outro investimento, pedimos que continue a leitura a seguir. Daremos três razões pelas quais você nunca mais vai achar isso.
Carro financiado sem seguro, roubado
Você conquistou seu veículo, adquirindo-o financiado. Por esse motivo, não conseguiu fazer um seguro para ele, já que a sobra do seu orçamento será destinada para as parcelas. Porém, suponhamos que ele seja roubado.
Seu veículo ainda não está quitado, então é necessário pagar as parcelas restantes. Sabemos que você não possui mais o bem, contudo a concessionária não pode ficar no prejuízo, já que você assumiu um compromisso com ela.
No contrato, você fez um empréstimo para aquisição do veículo, e deverá honrá-lo independentemente das circunstâncias. E, logicamente, quanto mais novo o veículo, mais parcelas você deverá pagar à concessionária, mesmo sem ter o bem.
Para suavizar a situação, você poderá informar a empresa do ocorrido, para que o pagamento possa acontecer de forma mais suave. Contudo, não há como deixar de ser feito. Uma grande perda financeira, que poderia ser minimizada com o seguro, já que a seguradora procederia com uma indenização para aquisição de outro carro.
Carro sem seguro envolvido em acidente
Vamos mudar a situação veicular, envolvendo-o agora em um acidente. Contudo, a situação de proteção e segurança é a mesma do exemplo anterior: nenhuma.
Mesmo que você dirija com atenção e de acordo com as normas de trânsito, todos estamos sujeitos a imprevistos e acidentes. Em caso de ocorrência, o proprietário do veículo que causou o dano deverá arcar com todas as consequências, sejam reparos nos automóveis envolvidos e/ ou assistência às vítimas.
Tenha em mente que você poderá ter custos altíssimos, dependendo da gravidade do acidente, além de inúmeros transtornos, como despesas médicas e hospitalares das pessoas envolvidas no acidente que você causou. É algo que pode prejudicar seriamente as suas finanças, bem como a sua tranquilidade.
Quem possui seguro, basta acioná-lo. A seguradora tomará todas as providências, e você pagará apenas o valor da franquia, que em algumas situações pode ser parcelado em suaves prestações. Um dano bem menor, sem dúvida, com muito menos incômodo e transtorno.
Veículo quebrado em viagem, sem seguro
Quem não gosta de férias e feriados? Sem dúvida são momentos propícios ao descanso e lazer, contudo podem se tornar um pesadelo caso seu veículo sofra um incidente durante a viagem.
Imagine novamente que ele não possui seguro e que aconteceu uma pane durante seu deslocamento ao destino escolhido. O que fazer?
Primeiramente, temos o alto gasto financeiro totalmente não planejado, envolvendo custos de oficina, guincho, despesas com hospedagem e alimentação na cidade onde houve a pane.
Em seguida, temos que considerar também a situação de vulnerabilidade em que você colocou sua família, já que estão parados na rodovia, correndo outros tipos de riscos. Com seguro, bastaria acionar a seguradora, e rapidamente a assistência 24 horas atenderia você onde estivesse, cobrindo os custos mencionados acima.
Por essas e outras razões, não diga que o seguro é caro. Afinal, não ter um e estar sujeito aos imprevistos diários é muito mais arriscado e prejudicial. Contrate agora mesmo o seu!