No seguro de automóvel, há algo chamado classe de bônus. Você sabe como isso funciona? Conhece situações em que você pode perder o bônus do seguro automóvel? Abaixo explicaremos quatro casos. Confira!
Na renovação do seguro auto, a seguradora concede ao segurado um bônus, isto é, após completar um ano do seguro. Esse bônus significa um desconto no valor do prêmio, ou seja, o que você pagará para ter a proteção por mais doze meses.
Geralmente o percentual de desconto é de 5%. Porém, pode se tornar cumulativo com o passar do tempo, caso não haja acionamento do seguro por conta de sinistro.
É importante informar que a classe de bônus está vinculada ao segurado. Portanto, mesmo que você troque de veículo ou de seguradora, o desconto poderá se dar mesmo assim.
Acima nós citamos que o bônus se dá caso não haja acionamento do seguro por conta de sinistro. Você sabe que situações são essas? Citaremos e explicaremos quatro delas, para que você fique bem ciente dos casos:
– perda parcial, quando se solicita assistência para consertar o seu veículo;
– acionamento para pagar conserto de veículos de terceiros, quando você for o responsável por um acidente e tiver a cobertura para danos a terceiros;
– sinistros onde há necessidade de pagamento de indenização integral, como: perda total, roubo ou furto;
– perda correspondente quando aciona o seguro mais vezes no ano, para uma das situações acima. Isto é, você perde uma classe de bônus por solicitação. Se acionar duas vezes em doze meses, perde duas classes, e assim por diante.
Há perda de uma classe por sinistro. No entanto, mesmo que haja perda de 1 classe de bônus por acionamento, ainda assim poderá haver desconto na renovação, mesmo que menor.
Atente-se que não há perdas quando se solicita o seguro para:
– assistência 24 horas;
– serviços residenciais;
– consertos vinculados à cobertura para vidros, faróis e lanternas.
Nesses casos, o segurado pode usufruir dos serviços do seguro auto sem perda de classe de bônus.
A primeira delas é quando você perde o prazo limite da renovação do seguro. Ou seja, mesmo que não haja sinistro em doze meses, caso a apólice não seja renovada até a data do vencimento, após 30 dias do vencimento não há ganho adicional do percentual de desconto.
A outra é quando há quebra de vigência de contrato. Caso sua apólice seja cancelada durante os 12 meses de contrato, por falta de pagamento por exemplo, na renovação não haverá ganho de classe de bônus. Isto é, só existe ganho de classe de bônus quando a apólice permanece ativa pelos 365 dias de contrato.
Portanto, esteja sempre atento à data de renovação e às situações que podem fornecer descontos na hora de proteger seu veículo. Contate-nos para contratar ou renovar seu seguro auto!
Saiba mais sobre seguro auto:
5 coisas para você prestar atenção antes de fazer o seguro do seu carro
Como funciona o seguro auto para motoristas autônomos?
O que preciso para ter um seguro auto?