Ícone do site Cury Correa

6 Atitudes Simples para Não Ser Vítima de Roubo de Carro

Por Vinícius Correa

Culturalmente, a maioria de nós não pensamos em prevenção a roubo do nosso carro até que seja tarde demais.

Contudo, as estatísticas são cada dia mais assustadoras:

Esse cenário horrível vem mudando, ano após ano, o nosso perfil comportamental, dando espaço a cultura da proteção, prevenção, segurança pois é fato que não há mais como deixar de ser cauteloso.

Não dá mais para arriscar, afinal, a violência só cresce nos últimos tempos.

E vale lembrar que a cautela vale para todos. Se você possui um carro, há sempre o risco de que ele possa ser roubado. Pouco importa ano e modelo. Em situações como essa, a Polícia alerta que quanto mais rápido um ladrão pode roubar seu veículo, mais atraente para ele é.

Por isso hoje estou aqui para falar que há algumas maneiras de agirmos com a prevenção, de modo a ficarmos mais seguros. Quando se trata de prevenir, o conhecimento é poder!

Confira essas dicas que podem ajudá-lo a minimizar o risco de roubo do seu carro:

#1. Nunca deixe a chave na ignição, nem por poucos segundos

Tranque as portas! Pode parecer óbvio, mas bloquear o acesso ao seu carro é a maneira mais simples de mantê-lo seguro. Uma tendência recente mostra que um número impressionante de furtos ocorre porque as chaves foram deixadas no interior do veículo. Os assaltos estão cada dia mais sofisticados e elaborados, qualquer descuido como faz de você o alvo mais fácil, e com isso se tem maior risco de  assalto. Lembre-se, um ladrão oportunista não precisa de mais de alguns segundos para agir.

#2. Fique atento

Preste sempre atenção ao seu entorno quando chegar em algum lugar, muito antes de você sair do seu carro. Ser distraído ou apressado pode deixá-lo vulnerável e até mesmo fazê-lo esquecer de travar as portas, por exemplo. Se for a noite, ilumine o local onde vai descer antes de estacionar. Esteja sempre vigilante. Se ver qualquer movimentação não pare seu carro. As vezes vale mais andar alguns quarteirões do que por sua vida em risco.

#3. Estacione sabiamente

O lugar ideal para estacionar o seu carro é sempre em uma garagem fechada ou em um estacionamento pago – aliás sempre confira as redes de estacionamento que seu seguro tem parceria e oferece desconto. Porém, se você não tem por algum motivo acesso a uma  garagem ou estacionamento e terá que parar fora, sempre busque deixar seu carro em áreas bem iluminadas, com circulação de pessoas e, se possível, próximo a estabelecimentos comerciais.

#4. Esconda ou remova objetos do interior do carro

O seu carro é mais provável de ser alvo se itens aparentemente valiosos, como carteiras, telefones, bolsas, e outros equipamentos estiverem aparente. Portanto, é sempre melhor removê-los do carro. Caso seja impossível, esconda no porta-luvas ou debaixo dos bancos. Essa recomendação também vale para documentos, cartas, boletos pessoais. Nunca é bom deixá-los no carro, pois além de ser mais um atrativo aos ladrões, caso ocorra algo pode ser uma porta de acesso aos seus dados pessoais, como endereço e telefone.

#5. Atenção em paradas nos semáforos

Primeiramente nunca é bom parar nos semáforos com os vidros abertos. Portanto, sempre tenha isso em mente. Antes do semáforo fechar vá reduzindo a velocidade e deixe sempre uma distância de segurança entre o seu carro e o da frente, assim ficará fácil sair com o carro com mais facilidade se for necessário.

#6. Aumente a segurança

Alarmes, rastreadores, e outros mecanismos de segurança nunca são demais. Por sinal, dispositivos como esses sempre reduzem um pouco o valor do seguro, pois são mais um empecilho contra o risco. Alguns carros modernos possuem inclusive um tipo de GPS com localizador, que pode ser acionado em tempo real caso o condutor esteja exposto a um risco.

 

Meu carro foi roubado, e agora?

Se você tomou todos esses cuidados e ainda assim o se carro foi roubado a primeira coisa a se fazer é ligar para a Polícia, 190.A depender do caso os policiais ou se encaminharão até você, ou pedirão que vá a uma delegacia fazer o  boletim de ocorrência.

Feito isso e estando em segurança, caso tenha seguro, o próximo passo é acionar seu corretor de seguros e comunicar a seguradora pela central de sinistro.