Você conhece os fatores que podem deixar o seguro de um carro mais caro ou mais barato? Leia o que preparamos para você e descubra!
Idade do motorista
A idade do condutor é um fator que interfere no preço do seguro auto, você sabia disso? Se for de 18 a 25 anos, a seguradora tende a cobrar mais caro, porque o índice de sinistros envolvendo jovens motoristas é alto. Sendo assim, o risco de acidentes é maior.
Ou seja, se você tem mais de 25 anos, o fator idade do motorista está a seu favor, e você tende a pagar menos para proteger seu veículo. Vamos conhecer mais fatores?
Gênero do condutor
As pessoas costumam dizer, em forma de brincadeira, que as mulheres dirigem pior do que os homens. Contudo, para as seguradoras, é o contrário. Afinal, os sinistros envolvendo mulheres na direção são menores do que os do gênero masculino.
Ou seja, se o condutor é mulher, tende a pagar menos do que se o condutor for um homem. Até porque elas também saem menos à noite, em comparação a eles.
Estado civil do motorista
Homens e menores de 25 anos tendem a se envolver mais em sinistros com seu veículo. Por esse motivo, pagam mais no seguro auto. Porém, o estado civil também interfere. O benefício do desconto está atrelado aos casados, por conta da maioria dos solteiros e divorciados possuírem vida social agitada, especialmente à noite.
Ou seja, os casados pagam menos no seguro do seu veículo, já que o relacionamento estável geralmente propicia noites em casa, junto à família.
Idade dos filhos
Não somente a idade do motorista, mas também dos filhos, é um fator que contribui para o encarecimento ou não do seguro auto. Como assim?
Digamos que o segurado tenha filhos menores de idade. Ao conduzi-los, ele dirigirá com mais cautela, visando a segurança dos pequenos. O cuidado na direção gera menos risco de acidentes e, consequentemente, barateia seu seguro auto.
Frequência de utilização do veículo
Quanto mais o veículo sai pelas ruas da cidade, maior é o risco de envolvimento em acidentes, certo? Para a seguradora, sim. Então, se o seu veículo é utilizado como ferramenta de trabalho, todos os dias, você tende a pagar mais pelo seguro veicular, em comparação com alguém que pega carona para o trabalho e só utiliza o automóvel aos finais de semana.
Utilização de garagem
Se o seu carro passa as noites estacionado em garagem, é outro ponto positivo para diminuir o valor do seguro. Afinal, o risco de ser roubado é menor do que veículos que ficam na rua, em frente ao portão, por exemplo, onde não há vaga para ele.
Região de domicílio
Até o local onde você reside, estuda ou trabalha, pode interferir no preço do seguro auto. Ou seja, se você fica em uma região onde o índice de assalto está grande no momento da contratação do seguro, tenderá a pagar mais para proteger o seu veículo.
Faça a sua cotação
Para conhecer mais sobre o seguro auto e os fatores que podem encarecê-lo ou barateá-lo, faça uma cotação agora mesmo. Não deixe seu veículo sem proteção!