O seguro de vida é uma modalidade de proteção imprescindível para quem se preocupa com o bem-estar de sua família. A precaução garante segurança financeira para seus familiares, em momentos imprevistos de sua vida.
Você já possui esse tipo de seguro? Sabe como funciona a indenização? Leia para conhecer informações pertinentes ao assunto.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o seguro de vida não paga indenização apenas em caso de morte. Afinal, é a vida do segurado que está protegida, então toda situação que o incapacite, seja parcial ou totalmente, também é contemplada na indenização. Neste caso, ao titular.
Contudo, o pagamento também pode acontecer em caso de morte, seja natural ou acidental, assim os beneficiários é que deverão solicitar a indenização à seguradora.
Seja o segurado ou seus beneficiários, o primeiro passo é a comunicação do sinistro ao corretor, que passará as informações à seguradora. Deste modo, sabe-se quais documentos deverão ser entregues para que a indenização seja paga, juntamente ao formulário de aviso de sinistro.
Os documentos são variáveis, de acordo com a seguradora e o tipo de ocorrência. Também é variável o pedido de cópias autenticadas ou cópias simples. Atente-se para atender as exigências e receber a indenização o mais rápido possível!
Como citamos, a indenização do seguro de vida pode ser paga em algumas ocasiões, as que elencaremos abaixo:
-morte natural;
-morte acidental;
-invalidez funcional permanente e total por doença;
-invalidez permanente total ou parcial por acidente;
-diária por incapacidade temporária causada por doença;
-diária por incapacidade temporária causada por acidente;
-morte do cônjuge mencionado na apólice como segurado dependente;
-morte do filho incluído na apólice como segurado dependente;
-diária de incapacidade temporária;
-assistência para despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
-auxílio funeral;
-assistência para doenças graves.
Após a entrega completa dos documentos solicitados ao corretor, a seguradora possui até trinta dias para pagar a indenização ao segurado ou a seus beneficiários. Sendo assim, a contagem será recomeçada se a seguradora requerer novos documentos, caso a entrega não tenha sido feita conforme solicitado.
Como você pode perceber, é fundamental ter um seguro de vida, para proteção da sua vida e segurança de sua família, em caso de falta do seu principal fornecedor de renda.
Deste modo, uma indenização será paga em poucas semanas após a ocorrência do sinistro, situação imprevista consigo ou com seus familiares segurados, e vocês receberão assistência no momento em que mais precisarem.
Portanto, não hesite antes de contratar um seguro de vida. A proteção fará com que vocês vivam mais tranquilos, afinal, estão protegidos contra as situações que as adversidades nos trazem. Não podemos evitá-las, mas com a precaução tomada, os prejuízos serão minimizados e a família poderá viver com conforto e segurança.
Faça agora mesmo um seguro de vida e proteja o seu bem mais precioso: a sua vida, e dê tranquilidade a quem você ama!