A cor rosa atrelada ao décimo mês do ano faz referência à prevenção do câncer de mama, doença que está entre as que mais acometem as brasileiras. A prevenção é fundamental, assim como cuidar de sua saúde com modalidades de seguro que a protegem. Veja como, a seguir.
Como citamos, o câncer de mama está entre as doenças que mais acometem as brasileiras. É o segundo tipo de câncer que mais mata nossas mulheres, representando 25% de todos as modalidades de câncer no sexo feminino.
Foram estimados mais de 59.000 casos em 2019, em torno de 56 ocorrências a cada 100.000 mulheres.
Por esse motivo, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem alertado a população feminina a realizar exames preventivos, conscientizando todos os brasileiros da importância do diagnóstico precoce, gerando tratamento rápido e adequado logo no início.
Assim, o INCA, em parceria com o Ministério da Saúde, criou a campanha Outubro Rosa, para incentivar o controle da doença. É um mês de reforço para algo que deve acontecer durante o ano inteiro, porque o câncer não espera época nenhuma para acontecer. Mas serve como lembrete, caso o exame ainda não tenha sido realizado.
Contudo, você pode fazer mais por sua saúde, além dos exames preventivos em suas mamas, no mês de outubro. Como citamos, a prevenção deve acontecer durante o ano inteiro, e você também pode se proteger com duas modalidades de seguro, que conhecerá a seguir.
Seguro de vida: muitas pessoas pensam que o seguro de vida serve apenas como indenização aos beneficiários em caso de falecimento do titular, mas ele é muito mais do que isso. Afinal, traz vantagens também ao segurado, como indenização em caso de invalidez e doenças graves, bem como assistência médica, odontológica e hospitalar.
Sendo assim, o seguro de vida protege a sua saúde, trazendo benefícios em vida ao segurado, e se porventura houver falecimento, a proteção então se estende aos beneficiários, que receberão a indenização em pouco tempo.
Seguro saúde: você também pode optar pelo seguro saúde para proteger seu bem-estar. Assim, há assistência ao segurado sempre que ele precisar de atendimento médico ou hospitalar, em estabelecimentos de todo o país (para planos com cobertura nacional). Dessa forma, pode-se escolher o local e o profissional de sua confiança, algo que não acontece no plano de saúde ou SUS.
Além das consultas, o seguro saúde também pode cobrir atendimento com especialistas, como nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, obstetra, até mesmo em Unidade de Terapia Intensiva, conforme previsto no rol de procedimentos cobertos pela Agência Nacional de Saúde.
Portanto, outubro é o mês ideal para você cuidar de sua saúde. Se for mulher, procure um estabelecimento para fazer seus exames preventivos nas mamas; se não for, incentive as mulheres de seu círculo a procurarem atendimento. E para ambos os sexos, estenda a proteção de sua saúde ao conhecer mais sobre seguro de vida e seguro saúde. Faça agora mesmo a sua cotação!