Quando uma pessoa aluga um carro, deve pensar em todos os detalhes. Um deles é: e se acontecer um acidente com o veículo, até mesmo um roubo ou furto? Saiba como proceder em caso de sinistro, a seguir.
Para poder acionar o seguro, em todas as situações, é indispensável fazer um boletim de ocorrência. É usualmente recomendável que o documento seja elaborado até 24 horas após o sinistro.
Você também precisa comunicar a locadora sobre o ocorrido, imediatamente. Portanto, assim que acontecer algo com o veículo alugado, o quanto antes for possível comunique à locadora e faça o boletim de ocorrência policial.
Quando se aluga um veículo, é informado à locadora quem são os motoristas autorizados a conduzi-lo. Se o sinistro for cometido por um motorista não autorizado, não há cobertura, e o condutor precisa arcar com os custos.
Contudo, se você seguir as regras e o seguro puder ser acionado sem problemas, é preciso, por vezes, pagar a franquia. Veja:
-danos, colisões ou roubo/furto do veículo alugado: o locatário deverá pagar a franquia, e normalmente a indenização possui um teto. Ou seja, se passar do valor, a responsabilidade pelo restante não é da seguradora, mas do segurado;
-acidentes pessoais: indicada a contratação quando o locatário não possui assistência médica privada, para cobertura de despesas hospitalares decorrentes do sinistro;
-itens de valor furtados/roubados dentro do veículo alugado: cobertura muitas vezes contratada quando o veículo está no exterior, sendo de pouco uso no Brasil;
-proteção a terceiros: pode estar embutida na cobertura adicional, pode ser oferecida na cobertura básica, ou até mesmo não ser oferecida. Está atrelada a danos pessoais ou materiais causados a terceiros.
Como você pode perceber, o seguro de um carro sempre é sinônimo de tranquilidade e segurança, seja você o proprietário dele ou o locatário por alguns dias. É uma prevenção e tanto, que não deveria ser ignorada pelas pessoas.
Se você pensa em locar um veículo, converse com a locadora sobre o seguro vinculado a ele, principalmente sobre as coberturas. Às vezes o que é oferecido na tarifa básica não abrange as suas necessidades, e pode ser interessante pagar a mais para ter mais tranquilidade.
O mais comum no plano básico é a cobertura para roubo, furto, colisão, incêndio e vandalismo, e o locatário precisa pagar apenas a franquia para garantir o conserto do veículo. Sendo assim, as outras coberturas que mencionamos são pagas à parte, e muitas delas são bastante válidas, como as despesas hospitalares.
Vale destacar que cada locadora possui planos de seguros diferentes junto às seguradoras que formatam os seguros dos carros locados para seus clientes.
O período de férias de verão está chegando em poucas semanas. Você já programou o passeio da família?
Se optou por viajar em veículo alugado, tome as precauções quanto à proteção do carro. Afinal, apesar de você não ser o proprietário, é o responsável por ele dentro do período de locação, e todos os danos ocorridos a ele são de sua obrigação.
Aproveite também para contratar outros seguros interessantes, como de viagem e de vida, por exemplo. Proteja-se!