O coronavírus tornou-se uma pandemia, mudando a rotina da população mundial. Afinal, já são mais de 110 países atingidos pela doença, que pode ser fatal. Para proteger-se, algumas medidas são indicadas pela Organização Mundial da Saúde. Será que fazer um seguro pode ser mais uma modalidade de proteção? Confira o que preparamos para você.
As pessoas que podem contar com a segurança e proteção de um seguro saúde, em caso de suspeita com todos os sintomas já informados, e/ou confirmação de covid-19, terão cobertura para realização do teste para comprovação da doença e, em caso positivo, terão todo o auxílio no tratamento médico-hospitalar, bem como internação, pelo plano de saúde.
No entanto, vale-destacar que para realização do exame alguns seguros saúde têm exigido que o paciente se dirija a um pronto socorro, ou hospital do plano, e não basta ter apenas um pedido médico.
Se você tem um seguro de vida, garante proteção para sua saúde e também para situações de morte ou invalidez total ou permanente. Entretanto, em algumas apólices de seguro de vida, as situações de morte por pandemia, como é o caso do surto atual, são excluídas, pois a seguradora não teria como precificar o custo do seguro, levando em conta as indenizações em número elevado devido a uma epidemia mundial. Caso ela contabilizasse, o custo dessa natureza inviabilizaria a comercialização desse tipo de produto.
Porém, é preciso analisar cada caso para afirmar sobre a exclusão do risco, e recomendamos que procure em sua apólice o que foi contratado com relação à pandemias. Vimos casos de morte devido ao coronavírus em análise por algumas seguradoras, mesmo o risco sendo excluído da apólice.
Todos nós sabemos a importância de contratar um seguro viagem para deslocamentos nacionais e internacionais. Em alguns casos ele é obrigatório, mas é fundamental proteger-se mesmo quando o país não exige sua contratação.
Contudo, sabemos que muitas pessoas estão cancelando suas viagens por conta da pandemia. O que acontece com o valor pago para seu seguro viagem?
A regra é que, antes da realização do deslocamento nacional ou internacional, se o segurado quiser cancelar o seguro viagem, é permitido. Assim, ele recebe o estorno do valor pago com cartão de crédito, sem problema nenhum. Afinal, a viagem não acontecerá, então, não há motivo para segurá-la.
Proteção nunca é demais, não é verdade? Sendo assim, mesmo que a pandemia seja um risco excluído em algumas modalidades de seguro, é muito importante proteger-se em suas mais variadas formas de segurança.
Por exemplo: ficar em casa é uma das medidas fundamentais. Ter sua moradia protegida por um seguro residencial, neste período de isolamento, é fundamental, já que em caso de imprevistos você não poderá sair à rua para resolvê-los. Assim, é o seguro quem te atenderá.
O seguro saúde certamente será fundamental no acompanhamento de qualquer sintoma que você tenha.
O seguro home office também, já que o trabalho de casa é a modalidade do momento.
Portanto, toda forma de proteção é válida nesta época que estamos vivendo. Proteja-se e proteja quem você ama!