Existe seguro para tudo e inclusive aqueles que são específicos para atender a realidade das pessoas com deficiência . Se você é uma delas e deseja proteger-se, saiba quais são os tipos mais indicados para você e as vantagens obtidas com a aquisição.
Todos os proprietários de veículos deveriam fazer seguro para seus bens, para que a apólice cubra danos que porventura ocorram (incêndio, acidentes de trânsito, roubo e furto, por exemplo). Portanto, se você possui um automóvel, é importante protegê-lo.
Pessoas com deficiência recebem isenção de três impostos para aquisição de carros: IPI, IPF e ICMS. Sendo assim, é preciso informar à corretora que o veículo foi isento na compra, para que o valor do seguro seja calculado adequadamente (melhor ainda será apresentar a nota fiscal).
Se o seu carro é adaptado, o dado também precisa ser passado ao corretor, para que os equipamentos de adaptação também sejam cobertos pela apólice ou apenas para que a seguradora saiba das adaptações. Todas as informações são imprescindíveis para a análise de aceitação do seguro e para o pagamento de indenização, se houver sinistro.
E mais: caso o veículo seja adaptado, se for feita contratação de carro reserva, o substituto deverá ser adaptado com os mesmos equipamentos contidos no carro do qual o segurado é proprietário. Isto está previsto na Lei 7802/07, desde que a necessidade seja informada na apólice. Caso a seguradora não tenha veiculo adaptado para oferecer ela deverá arcar com os custos de deslocamento no mesmo período disponível do carro reserva.
Porém, há ainda outra opção de seguros para pessoas com deficiência, especialmente aquelas que necessitam de equipamentos que favoreçam a sua mobilidade. O seguro cobre danos ocorridos em cadeiras de rodas, triciclos propulsionados pelas mãos, e próteses, caso haja quedas, colisões, impactos, assaltos, desabamentos e atropelamentos.
E o melhor: está embutida no seguro uma série de assistências ao segurado, como táxi emergencial, despesas médicas por acidente, recolocação profissional, cuidadores, entre outras, 24 horas. Incluem-se aqui também serviços como chaveiro, profissionais para consertos de equipamentos de linha branca, danos elétricos e hidráulicos, apoio emocional, troca de chuveiro, consultoria de marceneiro e serralheiro, etc.
A vida é o nosso bem mais precioso, as pessoas que amamos também! Então, para estarmos protegidos frente aos imprevistos e para proteger financeiramente nossa família, em caso de falecimento, é importante que todos tenham um seguro de vida.
Por esse motivo, é interessante incluir essa opção nos seguros para pessoas com deficiência. Afinal, o seguro de vida é sinônimo de tranquilidade. São diversos planos à sua escolha, e eles cobrem não somente morte, mas invalidez por acidente e assistência para tratamento de várias doenças graves.
Porém, em caso de falecimento, há assistência individual ou familiar (dependendo do plano contratado), e sua família fica protegida financeiramente pelo pagamento da indenização.
Lembrando que o intuito do seguro é beneficiar o segurado em vida, mas nós sabemos que imprevistos acontecem e para não sermos pegos de surpresa, precisamos estar atentos.
Você conheceu três opções de seguros para pessoas com deficiência, agora é o momento de fazer simulações naquelas modalidades que mais se encaixarem nas suas necessidades. Por que não aproveitar e fazer nas três? Proteja-se!