Ícone do site Cury Correa

Acidente pessoal no seguro de vida: qual é o significado?

Você tem seguro de vida? Já pensou em ter? Se pesquisou sobre a proteção ou se já a tem, deve ter ouvido falar em acidente pessoal. O que é a proteção para acidentes pessoais, na cobertura do seguro de vida? Qual é o seu significado? Continue a leitura para descobrir.

O que é seguro de acidentes pessoais?

É uma cobertura do seguro de vida, que contempla indenização em caso de morte ou invalidez total ou permanente, e outros riscos causados UNICAMENTE por acidente. Ou seja, é quando a morte, invalidez ou riscos foram causados por acidentes pessoais e externos, gerando ao segurado lesões físicas ou seu óbito, de forma súbita, violenta, imediata e involuntária.

O seguro de acidentes pessoais ainda pode cobrir tratamento médico ao paciente, se for necessário. É uma modalidade de seguro que contém ramos dos seguros de pessoas, isto é, indenização ao segurado ou aos seus beneficiários, caso algum dos riscos cobertos se concretize.

Essa proteção não leva em consideração as consequências do acidente, mas o acidente em si. O sinistro, ou seja, motivo para acionar o seguro, é a concretização dos riscos previstos e cobertos pela apólice, já que há vários riscos que não são cobertos por ela, portanto, não são indenizados em caso de sinistro.

Por exemplo: quando o segurado sofre dano temporário, causado por um tropeção ou desequilíbrio. Além do exemplo, não estão cobertos pelo seguro os acidentes causados por doenças profissionais, nem complicações decorrentes de tratamento médico, cirurgia e exames clínicos, quando não forem consequência de acidente pessoal.

Diferença entre seguro de acidentes pessoais e seguro de vida

O seguro de vida possui cobertura para morte natural ou acidental, e o seguro de acidentes pessoais só promove indenização quando há falecimento ou invalidez por acidente pessoal coberto. Por esse motivo, o seguro de acidentes pessoais geralmente possui valor menor para contratação, a não ser que haja uma cobertura mais ampla.

O seguro de acidentes pessoais também se difere porque não faz distinção entre jovens e idosos, e o valor do seguro de vida é calculado de acordo com a idade do segurado.

Contudo, ambas as modalidades de seguro pagam indenização que não faz parte do inventário, aos beneficiários, e não responde por dívidas que possam ter sido deixadas pelo segurado. O prêmio é pago diretamente aos beneficiários, isento de impostos.

Indicação do seguro de acidentes pessoais

É melhor contratar um seguro de vida, ou de acidentes pessoais? O seguro de acidentes pessoais é indicado especialmente para quem trabalha por conta própria, pois depende das suas condições físicas para exercer a sua profissão e garantir o seu sustento e o da família.

Caso sofra um acidente que o impossibilite a continuidade do trabalho e o fornecimento da renda, se a pessoa tiver um seguro de acidentes pessoais e se encaixar na cobertura, o padrão de vida não será prejudicado.

Esse seguro também é indicado para pessoas que não possuem apólice coletiva de acidentes pessoais, por sua empresa de carteira assinada, contudo é recomendável para todas as idades e profissões, porque não sabemos a que riscos estamos expostos no dia a dia. Proteja-se!