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Como funciona o seguro viagem em caso de extravio de bagagem?

Qual é o maior receio de um viajante? Muitas pessoas responderão que é o extravio de bagagem, pelo transtorno causado em seu passeio e por ter seus pertences perdidos ou danificados. Por esses motivos, é importante contratar o seguro viagem, especialmente no que se refere ao extravio de bagagem. Leia para saber o funcionamento dessa modalidade de seguro.

 

O ranking de reclamações da ANAC

 

Você sabia que o extravio de bagagem é o segundo lugar no ranking de reclamações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)? É preciso se proteger contra os prejuízos que podem acontecer em viagem, fazendo a contratação de um seguro específico. Você não consegue evitar que sua bagagem seja extraviada, mas minimiza as preocupações se isso acontecer.

 

O seguro bagagem

 

A preparação de sua viagem contempla uma série de quesitos, e um deles deve ser o seguro viagem, mesmo que ele não seja obrigatório no local de destino. De preferência, contrate um seguro viagem que tenha cobertura para extravios de bagagem.

 

Essa modalidade garante indenização em caso de furto, roubo, extravio ou destruição da bagagem em viagem, e minimiza suas preocupações e perdas.

 

Como funciona esse seguro

 

Quando alertada sobre o extravio da bagagem, a seguradora oferece assistência para localização das malas. Portanto, recomenda-se acionar a corretora tão logo se note o ocorrido, juntamente ao registro na companhia aérea.

 

Sendo assim, a seguradora entrará em contato com a operadora de voo imediatamente, onde haverá monitoramento de todo o processo de busca. É um auxílio essencial para quem perdeu itens pessoais em uma cidade desconhecida, e não sabe como proceder.

 

Até que a sua bagagem seja localizada, a seguradora cobre os custos com despesas pessoais, como roupas e produtos de higiene pessoal. Esse auxílio está previsto para atrasos de bagagens superiores a seis horas, e funciona por meio de reembolso. O segurado precisa apenas guardar todos os comprovantes de compra, e também respeitar o valor máximo previsto.

 

Caso o extravio se confirme, o segurado pode solicitar a cobertura contratada em seu seguro viagem. O pedido formal é feito à seguradora, mediante apresentação do documento emitido pela operadora de voo que comprovou a perda.

 

Atente-se ao prazo para confirmação de extravio: até 30 dias para voos nacionais, e até 21 dias para destinos internacionais.

 

Não localizei minha bagagem, e agora?

 

Como citamos, se você não localizar a sua bagagem ao término do voo, é necessário comunicar imediatamente a companhia aérea, e também a sua seguradora. Ambas trabalharão para que sua mala seja localizada, e dentro de seis horas você já pode receber um valor para despesas de primeira necessidade. Caso a espera seja superior a 72 horas, a compensação pode ser maior.

 

Contudo, não é somente em caso de suspeita de extravio que essa modalidade de seguro funciona. Você pode acioná-lo caso desconfie de danos ou violações na bagagem, mas roubos ou furtos também precisam ser comunicados na delegacia da rodoviária ou aeroporto, para elaboração de um boletim de ocorrência.

 

Percebeu como o seguro viagem, com cobertura para extravio de bagagem, é importante? Ao planejar suas férias, não se esqueça dessa proteção!