Como funciona o seguro viagem para perda de equipamentos eletrônicos?

Seguro residencial e seguro condomínio: principais diferenças
15/08/2018
Seguros mais importantes para a construção civil
30/08/2018

Como funciona o seguro viagem para perda de equipamentos eletrônicos?

Viajar é uma delícia, não é mesmo? Mas, quando viajamos, levamos conosco diversos pertencentes, para desfrutarmos com conforto os dias que estivermos em viagem. Acontece que perdas ou extravios podem ocorrer neste período, causando transtornos desagradáveis onde só deveria haver descontração. Saiba como funciona o seguro viagem para perda de equipamentos eletrônicos e não se preocupe com o que é seu.

 

Extravio de bagagem é comum

 

Se você ainda não passou por este desprazer, já deve ter conhecido alguém que teve sua bagagem extraviada em viagens. O incômodo é grande especialmente porque mexe com algo nosso, com nossos pertences, e, sem dúvida, deixa marcas desagradáveis em um passeio que mal começou e já não começou bem.

 

Quando uma bagagem é extraviada, normalmente se pensa em roupas perdidas. Contudo, sabemos que em uma mala há muito mais do que roupas e itens de higiene pessoal: nós certamente carregamos equipamentos eletrônicos diversos. Portanto, o prejuízo será grande se os itens não forem encontrados.

 

Seguro viagem para perda de equipamentos eletrônicos

 

O seguro viagem é obrigatório para ida a diversos países. Mas mesmo para aqueles que não são, nós sabemos que você é precavido e que acompanha nossas publicações, então já sabe os benefícios de fazer um seguro para a sua viagem.

 

Mas você sabia que além do ressarcimento do usual extravio de bagagem, é possível proteger os seus bens eletrônicos? As companhias aéreas recomendam que não se transporte equipamentos de valor, mas é claro que muitas vezes eles são necessários. Neste caso, recomenda-se fazer uma cobertura adicional no seguro viagem, incluindo também seus aparelhos eletrônicos que constem na bagagem.

 

Como funciona?

 

São duas as modalidades de contratação deste seguro. A primeira inclui aparelhos eletrônicos adquiridos durante a viagem, com cobertura entre um e cinco mil dólares. Caso haja perda de equipamentos, o reembolso será feito com base na nota fiscal dos bens, dentro do limite contratado na apólice.

 

A segunda opção de proteção é indicada para notebooks e celulares smartphones com uso de até um ano e meio. A cobertura também é para equipamentos com preço de um a cinco mil dólares, contudo o reembolso cobre 60% do valor da nota fiscal, dentro do limite contratado na apólice.

 

O acionamento do seguro para eletrônicos

 

O seguro para perda de equipamentos eletrônicos somente poderá ser acionado na certeza de bagagem extraviada. Isto acontece após o registro de uma reclamação no balcão da companhia aérea, onde será feita uma busca das malas. O prazo para localização é de sete dias em viagens nacionais, e de 21 dias em voos internacionais. Caso se confirme o extravio, o seguro para seus bens poderá ser acionado.

 

Vale lembrar que você tem até quinze dias para preencher o formulário reclamando o suposto extravio de bagagem, mas é recomendável fazer isto assim que se note a não localização da mala. Neste momento, acione o seu seguro viagem, para que a seguradora lhe auxilie na procura mais rápida pela localização da bagagem.

 

Você só receberá o ressarcimento pelos itens eletrônicos caso se confirme o extravio deles, mas a seguradora contratada para o seguro viagem paga uma diária correspondente aos seus pertences (roupas e produtos de higiene pessoal) até que a mala seja encontrada, ou não. É um auxílio significativo, enquanto o extravio é averiguado.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *