Cuidar da saúde sempre foi fundamental. Ainda mais neste período de pandemia que estamos vivendo, por conta do coronavírus. Se você está preocupado com a sua saúde e a de sua família e está em dúvida sobre contratar um plano de saúde ou um seguro saúde, esclareça seus questionamentos a seguir.
O plano de saúde
O plano de saúde pode ser contratado de forma individual ou coletiva, isto é, por uma pessoa ou pelo convênio com sua empresa. Assim, consegue-se auxílio médico na rede de conveniados, para atendimento em diversas especialidades e também para exames laboratoriais.
Desse modo, sempre que a pessoa necessitar de consultas ou exames, basta realizar o agendamento com um médico da rede.
Quanto à cobertura do plano de saúde, geralmente é bastante variável. Quanto mais completa for, seu custo se torna mais alto, porém, o serviço é mais abrangente. Sendo assim, é interessante contratar um plano que se adapta às suas necessidades e às de sua família, caso você opte pelo modelo individual.
Se for um benefício da sua empresa, descontado em folha de pagamento, normalmente não é possível personalizar. Dessa forma, você conta com vantagens padronizadas para todos os funcionários, que podem ou não vir ao encontro do que você e seus dependentes precisam.
Os planos de saúde, na maioria das vezes, geralmente em grandes cidades, possuem uma rede de hospitais e laboratórios própria e conveniada, porém, alguns planos disponibilizam valores específicos de reembolso, caso a pessoa tenha preferência por algum médico, laboratório ou hospital que não seja conveniado ao seu plano.
O seguro saúde
Já o seguro saúde não possui uma rede de médicos e laboratórios conveniados. É uma espécie de contrato entre os estabelecimentos de saúde e a seguradora, fornecendo reembolso ao segurado após suas consultas, exames e demais despesas médicas, incluindo tratamentos e até mesmo cirurgias.
Ou seja, tendo um seguro saúde, você fica livre para se consultar e realizar exames e procedimentos com seu médico de confiança, sem necessidade de escolher apenas entre os profissionais credenciados. Você pagará por todo o tratamento e depois receberá boa parte do valor desembolsado, de forma simples e sem burocracia.
As apólices de seguro saúde são muito pouco comercializadas no Brasil devido às diferenças dos custos cobrados pelos médicos, laboratórios e hospitais e o valor que a seguradora está disposta a pagar, isto é, os médicos, laboratórios e hospitais não aceitam o valor baixo pago pelas seguradoras.
Contudo, vale a pena fazer uma simulação de acordo com as suas preferências e necessidades, claro, especialmente por conta da pandemia de covid-19 que estamos vivendo.
O plano de saúde, como você percebeu, também é muito bom. Aliás, são duas excelentes formas de proteção da saúde da sua família, sendo assim, vale a pena verificar qual compensa mais, caso você não tenha o plano como benefício oferecido por sua empresa.
Contate-nos agora mesmo para conhecer mais informações e realizar a sua cotação de seguro saúde. Proteja seu bem mais precioso: a sua família!