Ícone do site Cury Correa

Como usar os serviços e as coberturas do Seguro Aluguel? Há custo adicional, ou seja tenho que pagar a franquia?

No último post falamos sobre o seguro aluguel, também conhecido como seguro fiança locatícia. Depois dessa publicação recebemos do Tiago Alves, de Brasília, a seguinte pergunta: “Tenho o Seguro Aluguel e nunca usei as coberturas, onde conheço o que tenho direito? Há custo adicional, ou seja tenho que pagar a franquia para usar as coberturas do Seguro Aluguel?”

Então vamos lá, esclarecer ao Tiago e a todos que estão com a mesma dúvida:

#1 – Como usar as coberturas do seguro aluguel?

Primeiramente, é bom destacar que o seguro aluguel, assim como os demais seguros, a depender do plano contratado possuem coberturas básicas, que são as coberturas mínimas previstas independente do plano, e as coberturas adicionais, que são opcionais e podem ser acrescentadas ao plano contratado. Vale sempre conferir sua apólice para conhecer os benefícios contratados.

No caso da Porto Seguro, por exemplo, a cobertura básica prevê a garantia do pagamento do aluguel e de multa moratória, em até 30 vezes o valor do aluguel. Além disso prevê reparos emergenciais gratuitos conforme imagem a seguir:

Ou seja, nesse tipo de plano esses serviços emergenciais são gratuitos. Os reparos são realizados por profissionais indicados pela Seguradora e o segurado apenas arcar com material, se for necessário algum material para o conserto desejado.

Porém o inquilino ao contratar o seguro aluguel pode optar por coberturas adicionais além dessas, como o pagamento de condomínio, IPTU, Agua e etc, danos ao imóvel, pinturas interna e externas, multas por rescisão, entre outros.

# 2 – Há custo adicional, ou seja tenho que pagar a franquia?

Para o uso dos benefícios e coberturas citados acima, de serviços emergenciais e pagamento de aluguel, não há que se pagar absolutamente nada.

Porém, caso haja a contratação opcional da cobertura de danos ao imóvel  nesse caso deverá ocorrer a participação obrigatória do segurado de 20%, com mínimo de R$200,00.

Esperemos ter esclarecido a dúvida do Tiago, nosso leitor, e a sua que está nos lendo agora. Se você curtiu esse post, ou tem alguma outra dúvida, escreve aqui embaixo para a gente! Teremos o maior prazer em responder. Quer saber mais sobre seguro aluguel? Navegue aqui em nosso site!