Você já ouviu falar de seguro de acidentes pessoais? É uma proteção extremamente interessante, que vale a pena ser contratada. Leia o que preparamos sobre o assunto, a seguir.
O que é seguro de acidentes pessoais?
É o seguro que cobre acidentes externos causados a pessoas, que podem gerar lesões físicas ou morte. Sendo assim, podem acontecer a qualquer um de nós, de forma súbita, violenta, involuntária ou imediata, já que estamos expostos a riscos o tempo todo.
Como funciona o seguro de acidentes pessoais
Caso a pessoa sofra uma lesão física ou morte decorrente de um acidente pessoal, e ela tiver seguro para essa modalidade, o titular da apólice ou os beneficiários têm direito a uma indenização que cobre morte ou invalidez parcial ou total, bem como tratamento médico, se as lesões exigirem.
Contudo, é fundamental atentar-se às regras do seguro de acidentes pessoais. A indenização é paga de acordo com o sinistro, que é a concretização de um ou mais riscos previstos em apólice, ou seja, o acidente pessoal em si, e não as suas consequências.
Sendo assim, se a pessoa sofrer uma queda motivada por um tropeço, por exemplo, mas não causar dano algum, apenas dores corporais, a indenização não será paga, já que ela não cobre ausência de danos ou danos temporários. As condições previstas para o pagamento são: morte, invalidez total permanente e invalidez parcial permanente.
Outra condição onde não há pagamento de indenização de acidente pessoal é o caso de doenças profissionais, mesmo que ocorram em local de trabalho.
Quanto ao tratamento médico que mencionamos no primeiro parágrafo deste tópico, está coberto em caso de ser decorrente do acidente pessoal, seja o tratamento que for. Excetuando-se a ligação com o sinistro, qualquer outro tratamento médico não possui cobertura.
Para quem é recomendado o seguro de acidentes pessoais?
Para todas as pessoas, pois todos nós estamos sujeitos a acidentes, todos os dias. Contudo, o seguro é extremamente indicado para pessoas que trabalham por conta própria, como profissionais liberais e empresários.
Ou seja, são pessoas que, em caso de acidentes graves, que gerem invalidez ou morte, terão a principal fonte de renda interrompida, podendo prejudicar a sua qualidade de vida e de seus familiares.
E mais: é uma proteção e tanto, que garante a segurança financeira familiar, por um valor baixo. Afinal, o custo do seguro de acidentes pessoais é um dos menores do mercado.
Seguro de acidentes pessoais ou seguro de vida?
Ambos os seguros são interessantes, porém possuem diferenças. No seguro de vida, a cobertura é mais ampla, já que garante indenização também para morte natural ou acidental, enquanto o de acidentes pessoais cobre unicamente morte por acidente.
Contudo, o seguro de acidentes pessoais, por ser mais restrito no quesito cobertura, é mais em conta, podendo abranger a sua condição financeira atual. E ele não faz distinção de idade para calcular o preço da apólice, algo que ocorre no seguro de vida.
Portanto, não hesite antes de contratar um seguro de acidentes pessoais, que significa proteção financeira para sua família. Contate-nos agora mesmo para realizar uma cotação!