Item muito importante nas apólices de seguro de automóvel, temos diversas opções de franquia, as mais comuns são normal ou reduzida. Mas você sabe o que é a franquia? Quem determina o valor e também quando seu pagamento é necessário, por parte do segurado? Leia para saber tudo sobre franquia.
O que é franquia do seguro?
A franquia é a participação obrigatória do segurado nos custos relacionados ao sinistro, em caso de perda parcial do veículo. Seu pagamento deverá ser feito sempre que o sinistro em questão for passível de recuperação do veículo.
Como citamos na introdução do texto, temos diversas opções de franquia, as mais comuns sendo normal ou reduzida, e seu valor deve constar, obrigatoriamente, na apólice do seguro. Em caso de sinistro, deve ser paga diretamente à oficina, na retirada do carro, conforme meio de pagamento oferecido pela oficina e negociado com o segurado.
Como a franquia é calculada?
Os valores da franquia são determinados e oferecidos pela seguradora.
Esses dependem de diversos fatores como valores das peças de reposição do veículo, custo da mão de obra, entre outros.
Contudo, é essencial que você saiba que quanto maior a franquia, menor o valor do seguro. E quanto menor a franquia, maior é o valor que você pagará à seguradora. Ou seja, o valor da franquia e o do seguro são inversamente proporcionais.
Como escolher a franquia adequada?
No caso da franquia reduzida, você pagará menos em caso de sinistro. Contudo, o preço do seu seguro ficará mais caro. Sendo assim, é preciso analisar de acordo com o risco de acidentes.
Se o risco de você sofrer sinistros de automóveis é grande, vale mais a pena optar por uma franquia reduzida, já que existe uma possibilidade maior de você pagar por ela. Entretanto, se você é motorista há vários anos e não sofre acidentes, podemos optar pela franquia normal, já que as chances de utilizá-la são menores, e o seu seguro custará menos.
Quando o pagamento da franquia é necessário?
No começo de nossa explanação, citamos que o pagamento da franquia é necessário. O sinistro em questão for passível de recuperação do veículo. Sendo assim, em caso de indenização integral devido uma perda total, a famosa PT, não existe o pagamento da franquia, regra esta utilizada pela maioria das seguradoras.
Isto é, a franquia é paga apenas em caso de perda parcial. Quando os danos geram perda total, seu pagamento é desnecessário, bem como nos casos a seguir:
-explosão acidental;
-incêndio;
-queda de raio;
-quando o segurado entra como terceiro na cobertura de danos materiais a terceiros, do seguro do responsável pelo acidente;
-roubo ou furto de veículo não encontrado. Se for localizado, há pagamento de franquia para reparos de possíveis danos causados pelos delinquentes.
Você conheceu acima informações sobre a franquia. Agora, sabe que ela é fundamental para proteção do seu capital, em caso de danos ao seu automóvel. Então, contrate agora mesmo o seu seguro auto, pois a franquia é mínima perante os prejuízos que você pode ter em caso de sinistro!