Por Vinicius Correa
Recebi o seguinte relato no meu whatsapp:
“Vinicius, agradeço pelo excelente atendimento em relação ao seguro condomínio do prédio que eu moro. Após 4 anos como síndica, esse ano, com vocês, é o primeiro que utilizo o seguro adequadamente. Resultado: moradores satisfeitos, vida de síndica facilitada e tranquilidade parta todos. Como te informei, não consegui ninguém que consertasse a portaria ontem no início da noite quando tivemos o problema, mas o seguro enviou uma vigilante que esteve lá a noite toda dando segurança a nós moradores que estávamos com a portaria sem trancar. Obrigada Cury Correa Seguros”
Para quem é síndico a contratação do seguro não é uma novidade. Este tipo de seguro é previsto por lei desde a década de 60, quando tornou-se obrigatório para todos os tipos de condomínios: verticais ou horizontais, de prédios residenciais ou comerciais ou mistos, de flats ou apart-hotéis e, ainda, de shopping centers.
Esses condomínios segundo a legislação devem estar protegidos contra incêndios, raios e explosões, ou seja, riscos de qualquer natureza que possam ocasionar a destruição total ou parcial do condomínio. Essa cobertura é obrigatória tanto para as unidades do condomínio, quanto para as áreas comuns. O seguro condomínio também prevê a responsabilidade civil do síndico, que pode ter essa garantia em casos mais específicos.
Mas esse testemunho que recebi me fez perceber que o #seguro condomínio proporciona uma série de vantagens e benefícios que podem ser utilizados e que na grande maioria das vezes não são, como veremos a seguir:
É óbvio que os tipos de cobertura e benefícios podem variar de acordo com tipo de contratação do seu seguro, mas o seguro condomínio oferece coberturas básicas no dia a dia do síndico. Alguns exemplos delas são:
É possível ainda contratar cobertura para serviços emergenciais, 24 horas, que fornecem uma rede referenciada de profissionais para prestar serviços de assistência, como eletricista, chaveiro, encanador, entre outros. O grande diferencial é que não há custos para a visita técnica, momento em que o profissional avalia o problema existente, e o síndico compra apenas o material necessário para o reparo.
Algumas dicas para ter um seguro condomínio adequado: