Ícone do site Cury Correa

O seguro de vida é recomendado para pessoas idosas ou mais jovens?

Sempre ressaltamos a importância de proteger-se e proteger as pessoas que você ama, garantindo a elas o amparo em caso de necessidade. Contudo, será que há uma idade ideal para a contratação do seguro de vida? Ele é recomendado para pessoas idosas ou mais jovens? Leia para descobrir.

Para quem o seguro de vida é indicado?

Vamos começar nossa exploração já respondendo a pergunta do título. Engana-se quem acredita que a faixa de idade recomendada para a contratação do seguro de vida seja a que abarca os idosos.

Pessoas de mais idade podem contratar a proteção, mas ela é recomendada especialmente para pessoas mais novas, que ainda não acumularam patrimônio suficiente para a segurança de seus beneficiários, em caso de falta do principal provedor, e também pessoas que estão iniciando sua família, gerando filhos (dependentes).

Os principais fatores do custo mensal do seguro

Sendo assim, pessoas mais jovens estão entre as mais indicadas para a contratação de um seguro de vida, já que nessa faixa etária geralmente o patrimônio ainda é pequeno, quando existente, e há filhos para sustentar.

Muitas pessoas, pensando na sua possível ausência, em caso de falecimento ou invalidez, acham interessante contratar o seguro de vida, contudo imaginam que o custo mensal será alto, e que interferirá ainda mais em suas despesas.

Cada apólice do seguro de vida é personalizada de acordo com o segurado, mas alguns fatores podem influenciar o valor mensal, ou seja:

-o capital segurado, aquele que você (ou seus beneficiários) receberá em caso de sinistro;

-a idade, pois quanto mais velho o segurado, mais caro o seguro;

-o gênero, já que mulheres tendem a viver mais do que os homens.

Sendo assim, o custo mensal do seguro vai depender do valor do capital segurado e também da expectativa de vida do titular.

A vigência da apólice

A vigência da apólice pode ser personalizada de acordo com a preferência do cliente, isto é, pode ser anual, bienal, até vitalícia (por toda a vida do segurado). Todavia, para ter validade, devem ser informadas a data de início e de fim da vigência do contrato.

Em caso de apólice com prazo determinado, o seguro de vida deve ser renovado até a data do fim, e as renovações precisam ser feitas por escrito. Caso o segurado não queira continuar com sua apólice, por algum motivo, e deixe de renovar no prazo estipulado, os valores pagos não serão ressarcidos. Afinal, seguro de vida não serve como poupança, e os valores pagos até então serviram para cobrir os riscos aos quais o segurado foi exposto durante a vigência do seguro.

Qual a idade limite para aquisição do seguro de vida?

Nós mencionamos que o seguro de vida pode ser feito por pessoas de mais idade, mas que preferencialmente deve ser feito por jovens. Agora, detalharemos as idades. Ou seja, a idade limite para contração do seguro de vida é 64 anos, para a maioria das seguradoras, mas algumas estendem a faixa etária para 74 anos (cobertura de vida) e 79 para acidentes pessoais.

É hora de pensar no seu futuro, e no das pessoas que dependem de você. Faça o seu seguro de vida!