Se o seu veículo ainda não possui a proteção de um seguro, mas você conhece a importância e deseja proporcionar mais segurança a ele e a seus passageiros, conheça a seguir perguntas que você deve fazer na cotação do seu seguro auto.
Sobre a franquia
Em caso de sinistro, em alguns casos o segurado deve pagar um valor de franquia, isto é, um valor fixado pela proposta de seguro como participação do segurado nos conserto do veiculo. Não se esqueça de perguntar o valor da franquia, para saber quanto você precisará desembolsar em casos de acidente de trânsito com perda parcial, por exemplo.
Também é fundamental questionar o corretor de seguros quanto ao tipo de franquia, se é normal ou reduzida. Se for normal, você paga mais barato no seguro auto, mas mais caro no valor de franquia. Se for reduzida, paga menos na franquia, mas mais no seguro.
Sobre a indenização para roubo ou perda total
A pergunta a seguir também é importante: quanto será pago de indenização ao segurado, em caso de perda total ou roubo? Os seguros baseiam os valores dos veículos na tabela FIPE, esta tabela tem uma variação mensal de todos os veículos. Pode-se contratar alguns percentuais dessa tabela como 90%, 100%, 105% entre outros.
Portanto, para receber uma indenização condizente e não haver perdas, não se esqueça de perguntar sobre isso na cotação. E determinar o percentual condizente com o valor de compra/venda do seu veiculo.
Sobre a cobertura do seguro auto
Algumas coberturas são básicas, outras você precisa contratar para ter (opcional). Sendo assim, esteja bem ciente das coberturas inclusas na sua apólice, como:
– incêndio, enchentes e desastres naturais;
– danos a terceiros;
– o que não está coberto em sua modalidade de seguro.
A cobertura é ponto essencial na apólice, porque em algumas situações o seguro não garante indenização e você pode ter prejuízos. Sempre pergunte sobre ela!
Sobre a instalação do rastreador
A instalação do rastreador é um serviço que pode ser exigido pela seguradora, sendo instalado e mantido por ela ou pelo segurado. Questione o corretor de seguros sobre isso.
O acessório é um item que geralmente torna mais em conta o valor do seguro, porque facilita a localização do automóvel em caso de furto ou roubo.
Sobre a validade do seguro
A partir de quando e por quanto tempo o meu veículo está segurado? Essa é uma pergunta essencial a se fazer ao corretor, porque a apólice possui período de validade determinado (chamado de vigência).
A vigência geralmente é de um ano, contudo, é imprescindível você saber a partir de quando a proteção é válida. Afinal, entre a cotação e o início da segurança pode levar um tempo.
Sendo assim, recomendamos que você faça a cotação do automóvel bem antes de adquirir um veículo. Dessa forma, a seguradora tem os quinze dias para emissão da apólice e validação do seguro, e seu auto já sai do local de venda com a proteção que ele, você e seus passageiros precisam.
Aproveite para fazer uma cotação agora mesmo. Contate-nos já!