Ícone do site Cury Correa

Por que devo contratar o seguro antes de tirar o carro da concessionária?

Você sabia que a contratação de automóvel não é imediata? Este é um dos motivos por que você deve contratar o seguro antes de tirar o carro da concessionária. Para conhecer outros e também saber mais sobre o assunto, leia o texto abaixo.

 

Seguro automotivo é importante

 

Se você acompanha nossas publicações com frequência, sabe que a contratação de um seguro automotivo é importante. Contudo, é preciso fazê-la antes de tirar o carro da concessionária, porque nem sempre ele terá cobertura imediata. Veja porquê.

 

Por que sair da concessionária com um carro segurado?

 

Quando um carro é novo, ele não precisa de vistoria, afinal a seguradora entende que não há possibilidade de haver danos ou avarias no automóvel. Contudo, se o carro saiu da concessionária sem seguro, a seguradora exigirá vistoria do veículo, para comprovar a autenticidade de seu estado.

 

Se você contratar o seguro antes de tirar o carro da concessionária, será possível incluir na apólice a cobertura correspondente a um carro novo. Sendo assim, o valor da cobertura é o mesmo valor pago pelo carro. Se você retirar o carro da concessionária sem a proteção, o valor da cobertura exibida na apólice precisará ser o valor da tabela FIPE, que é menor do que o valor de um carro novo.

 

Além das vantagens já mencionadas, é importante informamos os riscos inerentes aos carros que são retirados da concessionária ainda sem seguro:

 

Riscos de ter carros não segurados

 

Como citamos na introdução, a cobertura de um automóvel não é imediata, ela só acontece a partir do pagamento da primeira parcela ou do valor total, conforme estabelecimento prévio entre corretor e proprietário do veículo. Sendo assim, o veículo pode ficar alguns dias ou horas sem cobertura, mesmo que o seguro já esteja sendo providenciado.

 

Os riscos de ter carros não segurados, mesmo que por poucas horas ou dias, são os mesmos de quem não tem seguro automotivo: colisão, roubo ou furto. Seu carro está em perfeitas condições, afinal foi retirado novo recentemente da concessionária, e veículos nesse estado atraem bandidos.

 

Sobre colisões, mesmo que você seja um motorista atencioso e cumpridor das regras de trânsito, um acidente pode acontecer, causado por você, por outros motoristas ou pedestres. Se o seguro ainda não está vigente, você terá de arcar com os prejuízos!

 

Tem um outro porém também, apesar de ser mais remoto, é possível que a segurado não tenha aceitação para o seu modelo de carro. Por isso vale sempre a pena ver tudo antes de retirá-lo da concessionária.

 

O que você deve fazer

 

Você, com certeza, percebeu que não vale a pena retirar o veículo da concessionária sem o seguro. Portanto, providencie o seguro com antecedência, seja fazendo pesquisas em caso de primeiro automóvel, ou ligando para o corretor e solicitando a transferência do seguro para o novo carro.

 

Vale adiar a retirada do veículo da concessionária, a sofrer os riscos de esperar a cobertura ter validade. Até mesmo por levar seu veículo da loja até sua residência, para deixá-lo lá até que o seguro esteja vigente, você está sofrendo risco de sinistros.

 

Eventualidades acontecem, você sabe disso, portanto não retire seu veículo da concessionária antes de fazer o seguro para ele. Proteja seu bem para que seu sonho continue realidade e não se torne um pesadelo logo após a sua conquista!