Existem diversos tipos de seguro atualmente: de automóveis, residencial, de vida… Mas você sabia que há o seguro viagem? Você até pode achar que ele não é necessário, porém alguns imprevistos podem ser evitados quando ocorre a sua contratação.
O planejamento da viagem
Antes de viajar, deve haver um planejamento: roteiros, condições meteorológicas, preparar a mala de viagem, conferir se os documentos estão em dia, entre outros.
Contudo, especialmente em uma viagem internacional, um passo importante muitas vezes é esquecido ou deixado de lado, acreditando não ser necessário: o seguro viagem.
As pessoas preferem investir este dinheiro no passeio, mas você sabe que imprevistos acontecem e todos estamos sujeitos a isso. Sem falar que o seguro viagem é obrigatório em muitos países.
Obrigatoriedade do seguro viagem
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Cuba, Venezuela e Austrália são países que exigem o seguro viagem para estrangeiros que desembarcam em seu país. Para a maioria (os países europeus), a cobertura mínima é de 30 mil euros.
Por que fazer o seguro onde ele não é obrigatório?
Fazer o seguro viagem para entrar nesses países não tem escapatória para os turistas, mas, por que contratar a apólice se não há necessidade?
Como citamos anteriormente, imprevistos acontecem com todos. E você sabe que despesas médicas custam caro. Em outro país, mais ainda. Contudo, o seguro viagem não custa caro, e você não precisará desembolsar nada caso aconteça um acidente no exterior.
Imagine você em outro país, preocupado com um acidente que aconteceu com alguém que você ama, sem saber quem procurar? E ainda tendo que desembolsar um valor que você não tem ou que se programou apenas para gastar no passeio?
É desesperador apenas imaginar, não é mesmo? Mas quem contrata um seguroviagem não precisa se preocupar com isso, porque as despesas serão custeadas pela seguradora, que ainda irá fornecer todo o suporte ao segurado, encaminhando-o a um hospital da rede credenciada.
E se a viagem for nacional?
Geralmente se pensa em contratar um seguro viagem para passeios no exterior. Contudo, ele também pode ser contratado quando se desloca acima de 100 km do seu município, especialmente se o seu plano de saúde não tiver cobertura nacional.
A cobertura do seguro viagem
Falando em cobertura, ela é bem completa: despesas médicas, hospitalares e odontológicas em decorrência de acidente pessoal ou enfermidade súbita e aguda que cause morte ou invalidez; translado médico ou do corpo e regresso sanitário, que é uma condição médica especial para retorno ao país.
A apólice ainda pode conter cobertura para interrupção ou cancelamento da viagem, extravio de bagagem ou de documentos, condição especial para gestantes e idosos e para prática esportiva, assessoria jurídica e farmacêutica, prorrogação da estadia, concierge e acompanhamento familiar, em caso de acidente.
Tudo isso por em torno de R$ 5,00 por dia para viagens nacionais, e R$ 10,00 por dia para destinos estrangeiros. Portanto, inclua o seguro viagem nos seus próximos planejamentos de destinos!