Ícone do site Cury Correa

A surpreendente verdade que ninguém nunca contou a você sobre a renovação automática dos seguros

renovação apólice

Por Vinicius Correa

Todos os anos, em determinado mês, é chegada a hora da renovação do seu seguro. Seja qual for o tipo ou ramo do seu seguro.

Aí, a vezes, chega uma comunicação da sua seguradora informado que o seguro está prestes a vencer e que anexo encontra-se uma proposta de renovação da sua apólice.

Os mais ligados no “controle financeiro” por vezes já caem pra trás só de olhar o valor. Os mais desligados, podem ficar atraídos pela conveniência oferecida na comunicação:

“Concordando com a nossa proposta, você não precisará tomar qualquer providência, pois no dia do vencimento das parcelas, os valores serão debitados da conta corrente abaixo indicada e você receberá sua nova apólice.”

Mas será que essa conveniência vale 30, 40% mais do que o valor pago no ano anterior?

Pasme, isso pode acontecer. Já recebemos clientes com esse histórico.

Por isso, escrevi esse artigo para te mostrar exatamente o que você precisa saber nesse momento, em que o seguro está prestes a vencer.

Cotação Anual: sua melhor “arma” para economizar

A prática da renovação automática é muito usada pelos bancos que vendem produtos de apenas uma seguradora. Contudo, os corretores de seguros que comercializam produtos de várias seguradoras, na minha empresa por exemplo trabalhamos com 10 delas,  fazem uma pesquisa para verificar o melhor preço para a apólice mais adequada ao seu perfil.

Esta é a grande vantagem pois de um ano para o outro os preços dos seguros entre as seguradoras pesquisadas pode mudar.

Não é porque esse ano o valor do seu seguro na Porto Seguro, por exemplo, foi mais barato que no ano que vem obrigatoriamente também será.

É possível que o melhor preço seja de outra concorrente.

E essa mudança de preço ocorre pois a composição do valor do seguro tem diversas variáveis e uma delas é, por exemplo, se o modelo do seu carro teve muita sinistralidade no decorrer do ano. Se sim, é possível que esse histórico de risco leve à seguradora, que em nosso exemplo era a Porto Seguro, a aumentar o valor final para esse modelo de carro.

Portanto, caso receba qualquer comunicação dessa natureza vá em busca de uma cotação para comparar os preços para a nova vigência da sua apólice.

Vale relembrar que o seguro é vinculado apenas ao segurado e não ao carro ou a seguradora, por isso você o leva o bônus da apólice seja qual for sua escolha.

Revisão do perfil do condutor do seguro

Outra grande vantagem de não renovar automaticamente é o fato de ser a oportunidade de revisar o perfil da sua apólice, bem como os benefícios oferecidos se estão de acordo com suas necessidades.

Isso interfere diretamente no preço.

Por exemplo, se o seguro é empresarial, e no decorrer do ano aumentou o número de equipamentos da empresa. Vale a pena revisar essa cobertura. Ou ainda, no caso do seguro automóvel,  se você se mudou para uma casa com garagem fechada, e antes não tinha, também vale alterar esse dado. No seguro de vida, se na contratação você era solteiro e agora se casou, deve mudar o auxílio funeral para auxílio familiar.

Ou seja, revisar o perfil significa ter preço adequado da apólice!

Como toda regra…um exemplo de exceção

Um exemplo de um tipo de seguro que na prática temos visto que vale a pena renovar automaticamente é o seguro residencial.

Isto porque, em geral, as seguradoras, detentoras da apólice, têm oferecido bons descontos aos seus segurados por já conhecerem o risco do imóvel protegido.

O seguro para casa difere do seguro automóvel pois o carro possui riscos, depreciação, entre outras variáveis que inclusive mudam seu valor mercado, enquanto o imóvel permanece praticamente intacto ano a ano.

 

É isso espero que vocês tenham gostado. Se sim, não deixe de curtir nosso post, se inscrever em nosso canal e também fazer suas perguntas e comentários aqui em baixo! Faço questão de responder um a um.