Seguro Automóvel: O que é franquia e quando é necessário pagá-la?

3 Motivos para Todo Empresário Ter um Seguro Empresarial
21/08/2020
Raio X Seguro Residencial – Apartamento de 60M²
07/03/2021

Seguro Automóvel: O que é franquia e quando é necessário pagá-la?

Por Vinicius Correa

Você vai orçar seu seguro de carro e uma das perguntas que o corretor de seguro faz é: você quer franquia normal ou reduzida?

Você, sem entender a importância dessa escolha, opta por uma delas de acordo com o preço final do seguro achando que fez um bom negócio. Será? Muitas vezes o seguro é mais barato, se optar pela franquia normal e não a reduzida, mas e na hora que você se envolveu em uma batida de carro, será que terá disponível o valor da franquia mais alta? Essa é a primeira análise que deve ser feita, mas antes vamos explicar direitinho o que é FRANQUIA:

#1 O que é Franquia?

Franquia é o montante que o segurado – aquele que contratou o seguro – deve obrigatoriamente arcar para que a seguradora – empresa dona da apólice como Porto Seguro, Itaú Seguros, Azul e etc. – realize reparos, caso seu veículo se envolva em algum incidente que resulte em danos parciais.

Ou seja, se você tem seguro e se envolveu em um acidente e o seu carro sofreu danos parciais, para consertá-lo você deverá arcar com a franquia e a seguradora irá arcar com o valor restante para os reparos necessários. Por exemplo, se para consertar seu carro o valor total ficou em 3 mil reais e a sua franquia é no valor de 1500 reais, nesse caso você pagaria a franquia e a seguradora arcaria com a diferença, totalizando os 3 mil reais previstos para o conserto.

Como dito ali em cima, na pergunta que o corretor faz, as opções de franquia que são mais comum são: franquia normal ou franquia reduzida. A franquia reduzida é menor, porém o preço do seguro fica mais alto. Já a franquia normal tem valor mais alto, e, em contrapartida, o preço do seguro é mais em conta.

#2 Quando pago e quando não pago a franquia do seguro?

Como disse, a franquia é para ser utilizada em perda parcial do carro. Isso significa que caso se envolva em um acidente com perda total do veículo, ou se seu carro for roubado, não existe a cobrança da franquia, e o custo será integral da Seguradora.

Não custa nada lembrar, que ao usar aqueles benefícios da apólice como guincho, carro reserva e assistências você também não pagará a franquia.

Outra informação muito importante quanto ao pagamento ou não da franquia é com relação a cobertura de terceiros. NÃO SE PAGA FRANQUIA PARA ESTA COBERTURA. Por exemplo, você se envolveu em um acidente e acabou colidindo com outro veículo. O seu carro só arranhou, mas o carro do terceiro estragou muito. Fique tranquilo, pois basta abrir um sinistro que a seguradora irá reparar todos os danos causados por você no outros veículo sem nenhum custo de franquia. Por isso não vale a pena se estressar com brigas ou desentendimentos no trânsito pois você pagou por isso e o seu corretor e a seguradora resolvem esse problema para você.

Portanto, apenas se paga a franquia em incidentes em que você aciona o seguro para conserto do seu carro e a seguradora entende que houve apenas uma perda parcial, e não a perda total.

#3 Ao acionar o seguro, para quem eu pago a franquia?

O valor pago pela franquia é muito significativo, por isso, é sempre bom fazer uma análise de quando vale a pena acionar ou não seu seguro.

Por exemplo, se você bateu o carro, não houve muitos estragos e o reparo ficou  muito próximo ao valor da franquia, valeria a pena acionar?

Quando acionamos o seguro e consequentemente realizamos o pagamento da franquia, perdemos uma classe de bônus na próxima renovação do seguro, isto é, deixaremos de utilizar o desconto de renovação. Com isso precisamos sempre analisar o valor do conserto do carro em relação ao valor da franquia, e o valor da perda desse desconto. Nesses casos, sempre recorra ao corretor de seguros que é a pessoa que poderá fazer uma avaliação de todos os cenários e lhe indicar a melhor escolha.

Quanto ao momento de pagar a franquia, esse sempre será feito diretamente à oficina em que seu carro está, e a forma de pagamento será de acordo com as políticas de recebimento dessa oficina. Muitas parcelam de 4 a 5 vezes no cartão de crédito.

 

Aproveite essas dicas e faça uso consciente do seu Seguro! Quer saber mais? Escreva suas dúvidas aqui embaixo que esclarecemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *