Por Vinicius Correa
Desde 2014 os bancos fizeram uma mudança nas normas que tratavam do débito automático em conta corrente, com intuito de evitar débitos indevidos e proteger o consumidor. Essa alteração consistiu em uma necessidade de se autorizar todo débitos automáticos.
Contudo, a mudança no procedimento bancário impactou diretamente no dia a dia de quem vende e quem contrata seguros de casa, de carro, de vida, de viagem e etc, pois a maior parte das vezes, devido a facilidade e praticidade, os clientes optam por pagar seus seguros em débito automático.
Temos inclusive vários relatos de clientes que mesmo fazendo a autorização do débito automático, teve problemas e não foi efetivado o pagamento. Esse problema tem acontecido com muita frequência, e para piorar, muitas seguradoras não conseguem disponibilizar o boleto para acerto da parcela em aberto, pois precisam de alguns dias para aguardar o retorno do banco.
E esse retorno, quase sempre é “débito pendente por falta de autorização”. Aí, a maior consequência do débito não efetuado: O CANCELAMENTO DO SEGURO.
Quando o desbloqueio do débito não é efetuado e a parcela do seguro não é paga, é grande a possibilidade do segurado ficar com o bem vulnerável, sem cobertura do seguro e muitas vezes o corretor precisa fazer nova proposta, pedir nova vistoria do carro…enfim, fazer tudo outra vez.
Em geral, essa autorização é feita na seção pagamentos do internet banking. Além de fazer pela internet, a maior parte dos banco também lhe oferece as seguintes opções:
No caixa eletrônico;
No atendimento ao cliente, com o gerente;
No aplicativo do celular;
Na central de atendimento telefônico.
Em alguns bancos essa autorização de débito é feita em uma única vez. Já em outros, deve ser autorizado o pagamento de cada uma das parcelas, caso o pagamento do seguro tenha sido parcelado.
Vale destacar, que toda vez que renovar o seguro, ainda que seja da mesma seguradora, esse procedimento deve ser novamente realizado.
Ao contratar o seguro, seu corretor lhe informará o dia do débito em conta.
Fique sempre atento se o pagamento foi efetivado e se constatar que não foi, avise imediatamente seu corretor de seguros que o débito não ocorreu de forma que ele possa antecipar as possibilidades de regularização do pagamento. Dessa forma, evita-se o cancelamento da apólice.
Aproveite essas dicas e fique com seu Seguro em dia! Quer saber mais? Escreva suas dúvidas aqui embaixo que esclarecemos!