Seguro de vida: como deixar todas as informações disponíveis para a sua família no caso de emergência

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Seguro de vida: como deixar todas as informações disponíveis para a sua família no caso de emergência

O seguro de vida é uma proteção extremante útil, que assegura o conforto para sua família em caso de morte ou invalidez do segurado. Mas, como deixar todas as informações para os beneficiários em situações de emergência, facilitando a procura por assistência? Leia abaixo para descobrir.

 

O que é seguro de vida

 

Para esclarecermos bem o assunto, começaremos explicando basicamente o que é seguro de vida. É uma proteção que garante a seus familiares e dependentes uma indenização financeira em caso de morte ou invalidez do segurado.

 

Portanto, não é um benefício exclusivo de quem falece. O seguro de vida também auxilia segurados em caso de impedimento de trabalhar, garantindo o sustento a seus entes queridos.

 

O contrato entre o segurado e a seguradora se chama apólice, e nela constam diversas informações do seguro de vida, como o valor desejado de indenização e a cobertura em caso de emergência.

 

Há pagamentos mensais feitos pelo segurado, durante a vigência da apólice, e a indenização é feita caso todas as mensalidades tenham sido honradas, aos beneficiários ou ao segurado, dependendo da situação.

 

É bom você saber também que muitas apólices de seguro de vida preveem auxílio-funeral aos segurados, em suas formas de assistência, e que a informação precisa ser lembradas nos casos de emergência.

 

Informações importantes sobre o seguro de vida

 

Após fazer a contratação de um seguro de vida, é importante informar sua família sobre os procedimentos para recorrer a ele em caso de emergência. Comunique seus familiares sobre a localização da apólice em local seguro, e quem são os beneficiários de morte ou invalidez do segurado. Mostre no documento onde os dados podem ser encontrados.

 

Deixe claro o que eles precisam fazer em situações necessárias, caso você não esteja possibilitado de fazê-lo. Ou seja, o primeiro passo é a comunicação do sinistro à corretora, para que se conheçam os documentos necessários para o pagamento da indenização o quanto antes for possível.

 

Informe que a comunicação deve ser feita por telefone e a seguradora está disponível 24 horas por dia, sete dias na semana, em número de discagem gratuita. O próximo passo será preencher o formulário de sinistro, com os dados da apólice e os documentos solicitados. Cada seguradora tem uma lista de documentos variável, que também depende do tipo de sinistro ocorrido.

 

Diga a seus familiares que o pagamento da indenização pode acontecer em até trinta dias contados a partir da data de entrega dos documentos, e que ela não depende da conclusão do inventário, em caso de morte. Se o pagamento não for feito no prazo, a indenização será paga com os valores atualizados pela inflação, mais multa e juros, se as taxas estiverem especificadas em contrato.

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