Ícone do site Cury Correa

Seguro educacional: o que é e por que fazer

Você já ouviu falar em seguro educacional? Confira mais um artigo da série “tem seguro para tudo” e saiba o que é e por que fazer esta modalidade de seguro, que é fundamental se você estuda ou é pai ou mãe de estudantes.

 

O que é seguro educacional?

 

Se você ainda não tinha ouvido falar de seguro educacional, saiba que esta modalidade garante a sua educação ou de seus filhos. Ela serve como proteção do ensino de crianças e adultos, ou seja, desde o maternal ao ensino superior. Funciona como uma bolsa de estudos.

 

O seguro educacional pode ser feito pelo próprio aluno ou por seus responsáveis, com a condição de estar na faixa etária de 16 a 65 anos (algumas seguradoras estendem até os 70 anos). Além deste requisito, exige-se bom estado de saúde e estar em plena condição profissional.

 

Por que fazer este tipo de seguro

 

A educação é um fator imprescindível para todos. Quanto mais, melhor. Porém, nós estamos sujeitos a diversas situações em nosso dia a dia, como desemprego, morte, invalidez ou impossibilidade temporária de trabalhar, do responsável pelo aluno.

 

O seguro educacional age justamente nessas dificuldades. Isto é, ele serve como auxiliar no pagamento das despesas escolares quando uma das situações acima ocorrer, e geralmente colégios e instituições oferecem planos coletivos, agregados à matrícula.

 

O custo inclusive pode estar incluso no valor das mensalidades. Costuma-se fazer vigência de 14 meses, incluindo um ano de estudos, a taxa de matrícula (uma mensalidade extra) e mais uma para compra de material escolar. Contudo, normalmente só se consegue um contrato coletivo quando se atinge pelo menos 50% do total de alunos matriculados.

 

Apesar de este tipo ser o modo de contratação mais comum, pelo fato de ser mais econômico (quanto mais pessoas, mais em conta é a apólice), o seguro educacional pode ser contratado de forma individual.

 

Responsáveis por alunos podem optar pelo seguro educacional de acordo com o ciclo vigente, por exemplo, apenas para o ensino fundamental, ou para toda a vigência de sua educação, ou seja, do momento da contratação até sua graduação, com renovação da apólice.

 

O seguro também oferece coberturas adicionais, incluindo transporte do aluno até a instituição de ensino em momentos de dificuldade de locomoção, até assistência médica 24 horas. Sendo assim, é possível e recomendável contratar uma apólice que se encaixe nas suas necessidades.

 

O custo do seguro

 

Muitas pessoas não se protegem ou não protegem seus bens porque acreditam que os seguros são caros, que o valor para aquisição é alto. Contudo, estão bastante enganadas. No caso do seguro educacional, o custo é bem baixo, correspondente a um percentual sobre a mensalidade escolar.

 

Isto é, corresponde de 1 a 2% para risco de morte, invalidez ou desemprego, em apólice coletiva. Sendo assim, uma mensalidade de R$ 700,00, com taxa de 1,5%, equivale a R$ 10,50 por mês. Apenas pouco mais de dez reais para proteção de um ano do estudo de seu filho. Em caso de impossibilidade temporária de trabalhar, por acidente ou doença, o seguro contempla o pagamento dos estudos por três meses (três mensalidades).

 

Realmente vale muito a pena, não é mesmo?