Ícone do site Cury Correa

RAIO-X do Seguro para Motos: Vale a pena?

seguro para motos

Seguro de moto é caro? Vale a pena contratar? Popularmente foi convencionado que sim,  que o seguro para motos é mais caro do que o seguro para carros. Tanto é assim que a procura por seguro automóvel é em muito superior a busca por seguro para motos.

Contudo, muitos motociclistas querem proteger o seu bem haja vista que os índices revelam que as motos são mais suscetíveis a acidentes rodoviários e também a roubos. E é aí que vem o dilema: custa caro?

A verdade é que as pessoas têm essa impressão pois comparam o valor do seguro de motos ao seguro para automóveis. Porém, não podemos comparar esses dois tipos de seguros, moto e automóvel, mas sim devemos analisar o valor da moto e o risco a que ela expõe o condutor.

Ao fazer essa avaliação você perceberá que o conceito de caro é muito relativo, principalmente em razão de tudo que o seguro para motos oferece: indenização por colisão, roubo, furto,  danos corporais ou materiais a terceiros etc.

Vejamos esse exemplo:

🛵 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Após simulações feitas  principais seguradoras do mercado e o melhor custo benefício foi: 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 HONDA CG 125 FAN ESD
2014/2014
125CC
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 PERFIL DO CONDUTOR
Homem
Casado
40 anos
Brasília – DF                                                                                                                                                                                                                                                

Utiliza a moto para fins comerciais
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
PORTO SEGURO
Seguro completo (colisão/incêndio/roubo)
Assistência 24h completa
R$5O.000,00 para cobertura de terceiros (isto é, caso cause um prejuízo a alguém)
Franquia obrigatória
Classe de bônus: 2
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 CUSTO DO SEGURO: R$ 1073,48

Viu que mesmo utilizando a moto para fins comerciais – o que encarece o valor do seguro – o valor do seguro é razoável para o uso e os benefícios? Veja esse outro exemplo aqui.

Destaca-se que também dá para ajustar o seu tipo de seguro para sua moto e encaixá-lo no orçamento. Para tal,  você pode optar por não fazer o seguro mais completo e sim um seguro apenas contra roubo. Se optar por algo assim, você diminui o valor pago mas também exclui do seu seguro a assistência 24 horas, cobertura em casos de acidentes, entre outros. No entanto, o patrimônio ficará protegido do risco mais comum: roubos.  Um único porém nessa opção é que são poucas seguradoras que trabalham com esse tipo “parcial de seguro”, entretanto é uma maneira de economizar e proteger seu patrimônio.

Fazer o cálculo do percentual do valor da moto em relação ao valor do seu seguro também é uma boa dica. Economistas apontam que se essa estimativa do seguro da sua moto ficar em até 10% do valor dela, o custo com seguro vale a pena caso ocorra roubo, furto ou um acidente.

 

Gostou dessas informações sobre o seguro para motos? Se sim, curta nosso post! Ah e se tiver dúvidas não deixe de escrever nos comentários, faço questão de responder uma a uma e esclarecer o seu caso.