Microempreendedores individuais, conhecidos como MEI, podem atuar de casa, em home office. Sendo assim, é ainda mais importante proteger o seu negócio, porque pode afetar a sua residência e a sua profissão. Mas qual é o melhor tipo de seguro para esse profissional: residencial ou empresarial? Descubra.
Caso o microempreendedor individual trabalhe em casa todos os dias, pode ser oferecido a ele o seguro residencial. Afinal, é na residência que ele exerce a sua atividade remunerada.
Além disso, o MEI é o responsável pela criação, manutenção e conservação do seu escritório, incluindo mobiliário e equipamentos para a rotina profissional. Sendo assim, é extremamente importante para ele proteger o seu local de trabalho.
Se ele faz parte da residência, com permanência diária no local, o seguro residencial é recomendado. Essa é a regra para cobertura do seguro home office, já que ele é contratado como complemento do seguro residencial.
Ao contratar a proteção, o segurado terá cobertura para:
– incêndio;
– queda de raio;
– fumaça;
– queda de aeronaves;
– explosão.
Essa é a cobertura básica, porém com a proteção para home office também poderá haver indenização em caso de:
– perda de lucro e despesas fixas devido a incêndio;
– danos por água em caso de rompimento de tubulação;
– responsabilidade civil;
– roubo com subtração de bens;
– danos elétricos e a equipamentos eletrônicos;
– quebra de vidros, espelho, mármore, granito, inclusive em sacada.
Outra opção para o microempreendedor individual é o seguro empresarial. Ele é indicado para profissionais MEI que atuam em outro lugar que não a sua residência. Assim, o seu patrimônio está protegido contra diversas situações imprevistas, e a continuidade dos planos familiares pode acontecer sem problemas.
O seguro empresarial possui as mesmas coberturas básicas do seguro residencial, e essas podem ser algumas coberturas adicionais:
– danos elétricos;
– despesas fixas quando houver paralisação superior a 72 horas em decorrência de queda de raio, incêndio ou explosão, incluindo pagamento de aluguel;
– despesas com instalações, incluindo mudança para outro local em caso de incêndio;
– equipamentos móveis, eletrônicos e estacionários;
– alagamentos e inundações;
– crimes praticados por funcionários ou seus representantes legais, ao patrimônio;
– impacto de veículos;
– quebra de vidros, espelhos, mármores e anúncios luminosos;
– responsabilidade civil do empregador, garagista e de operações;
– roubo de bens e de valores, entre outros.
A cobertura do seguro empresarial pode conter mais coberturas, porém, assim como a do seguro residencial, deve ser feita de acordo com as suas preferências. A apólice precisa ser totalmente personalizada conforme os desejos e necessidades do segurado.
Após nossa explanação, acreditamos que você mesmo saiba responder à pergunta. Mas aí vai:
Se o microempreendedor individual exerce a sua função diariamente em home office, recomendamos contratar um seguro residencial com proteção para escritório em casa. Contudo, se o seu local de moradia e o de trabalho são diferentes, o ideal é ter um seguro empresarial.
Faça agora mesmo a sua cotação para proteger seu patrimônio e o sustento familiar!