O seguro viagem é fundamental para não estragar as suas férias, durante o trajeto ou após você chegar ao destino desejado. Há diversas ramificações dessa proteção, como seguro para equipamentos eletrônicos, contra extravio de bagagem, mas você conhece o seguro viagem de cartões de crédito? Será que vale a pena optar por ele?
Ao comprar suas passagens aéreas, rodoviárias ou marítimas, até mesmo ao alugar um carro, você pode ter direito ao seguro viagem de cartão de crédito sem pagar nada a mais por isto. Sendo assim, acredita-se, em princípio, que valha a pena, por ser um benefício gratuito.
Ele pode ser oferecido por diversas bandeiras, como Elo, Visa, MasterCard, American Express, Diners, e as coberturas variam de acordo com o cartão de crédito que você possui, mas geralmente se referem a acidentes pessoais e emergências médicas e hospitalares.
Para conhecer os benefícios, é recomendável procurar uma seguradora de sua confiança, que poderá explicar a cobertura de acordo com a bandeira e a modalidade do cartão pelo qual você optou.
O seguro viagem de cartões de crédito gratuito geralmente não inclui cobertura para mochilão, viagens sabáticas e intercâmbio com duração superior a três meses. Portanto, nem sempre você terá proteção, caso opte por uma das opções mencionadas.
O valor coberto para assistência médica e hospitalar em países da União Europeia é de, no mínimo, trinta mil euros, então nem sempre você terá a proteção (caso a emergência não atinja o custo informado).
Extravios ou atrasos de bagagens nem sempre são serviços oferecidos pelo seguro viagem gratuito de cartão de crédito. Ou seja, apenas é ofertado o rastreamento da mala, sem assistência financeira em caso de perdas.
Para receber as coberturas, comumente o segurado precisa pagar as despesas, e depois solicitar o reembolso. Para ter direito, é necessário guardar todas as notas fiscais dos serviços cobertos pela seguradora, e posteriormente enviá-las para a empresa responsável.
Parece simples, mas não é, já que vários protocolos devem ser seguidos para que o reembolso seja possível, então não é certo que você receberá o valor dispendido.
A cobertura básica, de certa forma, sim. Afinal, você não pagará a mais para tê-lo, contudo você já pagou por ele quando renovou ou contratou a anuidade do cartão de crédito. Sendo assim, não vale a pena optar por um cartão de crédito somente por conta do seguro viagem gratuito, já que pode ser mais vantajoso ter um cartão sem anuidade ou com valor anual mais baixo, e contratar um seguro viagem quando for fazê-la.
Portanto, tenha cautela antes de contratar um cartão de crédito pensando em utilizar o seguro viagem embutido nele, e fique atento às condições mencionadas. E se você optar por coberturas extras, o valor poderá ficar absurdamente alto.
Você conseguiu chegar a uma conclusão ao ler as considerações acima? Se gostaria de nossa opinião, acreditamos que valha mais a pena contratar um seguro viagem à parte, complementar ao oferecido gratuitamente pelo cartão, que possua coberturas mais amplas e que atendam as suas necessidades.