Hoje, é muito mais fácil deslocar-se pela cidade. Há automóveis tradicionais, bicicletas, ônibus, motocicletas, táxis, metrôs, mas também é possível solicitar um veículo pelo aplicativo e pagar a corrida até o local de destino. Se você é motorista de aplicativo, ou está pensando em ser, saiba como fica o seguro para essa categoria. Será que há diferença no valor, em comparação a um veículo tradicional?
Nas corridas solicitadas pelo aplicativo, uma pessoa desconhecida dá carona para alguém também desconhecido, em troca de pagamento de valores preestabelecidos.
Algumas pessoas se sentem inseguras por pegar carona com estranhos, mas também é preciso olhar a situação do lado inverso: o motorista aceitou colocar alguém no seu veículo, que ele também não conhece. Se algo acontecer no deslocamento, a responsabilidade é do condutor.
Quem possui um veículo cadastrado nessa modalidade, dependendo da operadora do aplicativo, obrigatoriamente precisa contratar seguro para acidentes pessoais de passageiros, que inclui danos físicos e materiais causados a usuários do app, mais o recolhimento da guia DPVAT. Sendo assim, há cobertura para danos ocorridos aos passageiros, mas não a terceiros ou ao veículo.
Para danos causados a terceiros, é preciso contratar a Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, ou seja, a cobertura garante a restituição dos prejuízos causados a terceiros.
Se você for cotar o seu veículo com uma seguradora, precisa informar que ele será utilizado para corridas de aplicativo. Afinal, o perfil de risco é diferente do veículo tradicional, já que ele será utilizado para fins comerciais, gera alta quilometragem, pois passará muito mais tempo em trânsito, e tem seu interior exposto a estranhos.
Caso você não informe a finalidade do veículo e ocorram sinistros, a seguradora pode recusar o pagamento de indenização. Ou seja, é como se você não tivesse seguro automotivo. Se você possui um seguro para veículo tradicional e o utilizará para corridas pelo aplicativo, é imprescindível que informe sua corretora, para que seja realizado um endosso do seguro.
Como o perfil de risco do veículo utilizado para caronas pelo aplicativo é outro, sim. O valor de um seguro para essa categoria fica de 30 a 40% mais caro, em comparação a automóveis tradicionais.
Para não deixar seu veículo sem o seguro, motoristas de aplicativo podem optar por proteção básica, ou não tão completa. Assim, o valor do seguro auto pode caber no seu bolso, principalmente porque muitas seguradoras oferecem facilidade de pagamento.
Como você pôde perceber, o seguro para veículos que disponibilizam corridas pelo aplicativo é fundamental. Afinal, você transita pela cidade o dia todo com passageiros desconhecidos, que têm acesso ao interior do seu veículo.
Além disso, o automóvel passa várias horas dividindo a pista com outros veículos, expondo-se mais a acidentes e colisões. Sendo assim, é essencial contratar um seguro para seu carro, pois ele auxilia no sustento de sua família, e há indenização em caso de sinistros.