Você já deve ter ouvido falar em vistoria veicular. Sabe como funciona o processo e em quais casos ela deve ser feita? Se possui dúvidas quando o assunto é vistoria para seguro, leia o que preparamos para você.
É uma análise técnica realizada em veículos, em todos os seus equipamentos e peças. Abrange as partes mecânica e elétrica, bem como carroceria, vidros, faróis e lanternas, entre outros.
Toda vistoria veicular é feita quando se deseja analisar as condições do veículo. As situações mais comuns de solicitação são compra, venda e seguro de automóvel. No caso do seguro, serve para que a seguradora decida se irá ou não aceitar a proteção do carro.
Ou seja, a vistoria é feita para que a seguradora se certifique de que não há danos ao veículo, anteriores à contratação do seguro. Em caso de avarias existentes, é comum que o vistoriador faça fotografias para comprovação da preexistência.
São três os tipos de vistoria existentes, a saber:
-vistoria prévia, que acontece na contratação do seguro e avalia itens básicos e opcionais do veículo, incluindo equipamentos e acessórios, dispositivos de segurança e a condição geral do automóvel;
-vistoria de risco: é um pouco mais demorada, pois avalia veículos que já sofreram danos. Além dos itens mencionados acima, todo o histórico do carro é analisado, para que a seguradora conheça os possíveis riscos ao proteger esse bem;
-inspeção veicular: é uma vistoria que acontece apenas em alguns casos, como quando o veículo possui kit gás.
Todos os três tipos de vistoria são realizados por profissionais capazes de analisar tecnicamente o veículo, e identificar danos. O serviço de vistoria é pago pela seguradora, ou seja, não é cobrado do segurado, e pode ser feito tanto em posto credenciado quanto em local combinado entre segurado e corretor.
Nem todo veículo precisa passar por vistoria para a contratação do seguro. Geralmente ela não é necessária se o automóvel for zero quilômetro, e algumas seguradoras não exigem o processo quando a renovação foi feita dentro do prazo estipulado em apólice.
Se após a análise do técnico o seu automóvel não foi aprovado, é sinal de que ele possui alguma irregularidade ou dano grave. Sendo assim, a seguradora normalmente se recusa a fazer a proteção do seu carro, informando o motivo de sua atitude.
Quando isso acontecer, o proprietário do veículo tem duas alternativas: procurar outra seguradora, ou então reparar os danos informados na vistoria, para que nova análise seja feita. Contudo, é importante que você saiba que ambas as atitudes não garantem que o seu veículo seja aprovado em nova vistoria, nem que seja aceito pela seguradora.
Seu carro já está segurado? Está na hora de renovar a apólice? Entre em contato conosco para proteger seu bem!